B' Day

Lilypie Third Birthday tickers

terça-feira, 31 de março de 2009

Fugimos :)

Há pois foi, demos uma fugidinha de 2 dias à casa de Arouca.
Não percebi se o bebé Feijão gostou muito, porque assim que lá chegamos o lanche veio fora... Anda-se a esticar o Feijãozinho, e não adianta ralhar-lhe, porque não me dá ouvidos e quando está farto de uma certa comida, vai tudo fora!!! É uma pestinha!!
Mas foram dois diazinhos para apanhar ar puro, deitar na relva, dormir e namorar!!! Querem melhor?
Esta foi a nossa primeira escapadinha a três, e o 3º elemento já se começa a fazer notar.
Estou assim a ficar para o redondinha, o Maridão já diz que me acha MUITO grávida!
E claro já começamos a tirar as fotos à barriguinha, para mais tarde recordar!

quinta-feira, 26 de março de 2009

:)

O meu Feijão, há muito que já não é um Feijão, estás a crescer e a ficar um bebézinho lindo!
Apesar de não puder andar de ecógrafo na mão a controlar o crescimento do pequeno, acredito que tudo está bem. Tem de estar!!! Estes enjôos que me deram trégua de 2 dias estão para ficar!! E eu não me chateio minimamente com isso :D
Ok...Talvez um bocadinho...

Parabéns a nós!!! 10 semaninhas de Feijãozinho

O seu bebé já não é um embrião! Embora não tenha sequer o tamanho de uma ameixa — tem cerca de 3 cm, da cabeça até ao rabinho – e pese pouco mais de 5 gramas, já terminou a parte mais crítica do seu desenvolvimento. É o início do chamado período fetal, em que os tecidos e os órgãos do corpo crescem e amadurecem rapidamente. Os órgãos vitais – fígado, rins, intestinos, cérebro e pulmões – estão agora formados e começam a funcionar, embora prossigam o seu desenvolvimento ao longo de toda a gravidez. O fígado continua a produzir glóbulos sanguíneos e o saco vitelino, que fornecia anteriormente estas células, deixou de ser necessário e começa a desaparecer.
Durante as próximas três semanas, o comprimento do bebé irá passar para mais do dobro, para cerca de 7 centímetros. A cabeça é agora mais pequena em termos proporcionais do que há umas semanas atrás, mas continua a corresponder a metade do comprimento de todo corpo. A testa está temporariamente saliente devido ao cérebro em desenvolvimento e surge bem assente no topo da cabeça; mais tarde, irá recuar e conceder ao bebé um aspecto mais humano. A cada dia que passa, mais pequeníssimos detalhes começam a aparecer – incluindo minúsculas unhas nos dedos das mãos e dos pés e uma penugem tipo pêssego. Os dedos estão agora completamente separados; os braços flectem no cotovelo e encurvam-se ligeiramente; as mãos flectem na zona do pulso e juntam-se sobre o coração; as pernas estão a ficar mais longas; e os pés podem ser suficientemente compridos para se reunirem à frente do corpo. O bebé está plenamente ocupado a engolir líquido amniótico e a esticar as pernas.
Se pudesse espreitar o bebé esta semana, veria claramente o contorno da coluna vertebral através da finíssima pele. Os nervos espinais começam a distender-se e a separar-se da espinal medula.

terça-feira, 24 de março de 2009

Um dia bom

A manhã começou por ser terrível... A Chefe não pode andar bem...mas tudo passa não é? E como diz uma amiga "Incha, desincha e passa!".
Mas de tarde, fomos à pesca com o papá, apanhamos solzinho (com cuidado), molhamos os pézinhos (com cuidado), até empatamos anzóis (com cuidado)... Cada vez mais fazemos tudo com extra cuidado :)
Claro que para ser diferente não pescamos nada!! Mas também, já estamos habituados a isso!!!
Mas os senhores pescadores simpáticos que lá estavam e que até engraçaram connosco, ofereceram à grávida (e o pai que não se iluda que se fosse para ele não ofereciam nada), uma tainha enoormeee e um sarrão para a mãmã comer grelhado. Porque como diz o senhor pescador "Tem um filete branquinho e muito bom e forte para o bebé."
Ninguém resiste a uma grávida, especialmente quando a nossa barriguinha começa a ficar com aquela forma linda e redondinha!!!
Engraçado como uma pessoa que conheço há 3 anos, se mostrou indiferente à linda notícia da maternidade e aqueles 3 pescadores, que nunca vi na minha vida, falaram dos filhos quando eram bebés, dos netos e do tempo que passaram longe deles a tentar "ganhar a vida". E ainda oferecem peixinho à grávida, só porque sim :)
Faz-me acreditar que ainda há MUITA gente boa!!!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Já chegamos às 9 semaninhas!!!

O bebé tem agora quase 2,5 cm – não chega ao tamanho de uma uva – e pesa menos de 30 gramas, mas daqui em diante o peso vai começar a aumentar rapidamente, agora que está formada a sua estrutura física básica. Começa agora também a parecer-se cada vez mais com um ser humano. A cauda embriónica já desapareceu completamente e o desenvolvimento das partes do corpo – incluindo órgãos, músculos e nervos – está já em andamento.
As pálpebras cobrem completamente os olhos e encontram-se bem fechadas – só abrirão às 27 semanas. Já tem os lóbulos das orelhas e, no final da semana, os relevos interiores das orelhas já estarão concluídos. O lábio superior também já está completo e a boca, o nariz e as narinas já são mais nítidos. As pontas dos dedos das mãos estão ligeiramente aumentadas no local onde se desenvolvem as polpas. O bebé consegue agora movimentar todos os membros. Quanto ao coração, está agora dividido em quatro câmaras e as válvulas começaram a desenvolver-se. O bebé já tem os órgãos sexuais externos, mas só daqui a algumas semanas será possível distinguir se são masculinos ou femininos.

Miminhos para o Papá

Assim o Papá pode levar-me para todo o lado :)

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia do Pai

E agora? Que prenda poderemos dar ao papá?
Ai que sou uma desnaturada e não pensei em nada antes...aliás pensar, pensei, mas não concretizei nada...
Sim porque este dia já conta como um Dia do Pai Oficial :)

terça-feira, 17 de março de 2009

As minhas manualidades :)


Ora cá estão algumas das coisinhas que ando a fazer inspiradíssima por esta fase LINDAAAA da minha vida!!!!
As ovelhinhas para o mobile, vão devagarinho mas vão!!! E a bolsinha para guardar o meu Boletim de Saúde Materna, assim, não se estraga e as fotinhos do bebé ficam super protegidinhas lá dentro!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Activista como a Mãmã :)

Sexta-feira 13, dia lindo para uma mega Manifestação Nacional, mais de 200 mil pessoas querem Mudar de Rumo. Só não vê quem não quer!!
Há pois é!!! Ainda na barriguinha e o Feijãozinho já vai às manifs!!!
Orgulho da mãe, portou-se bem, devia de andar feliz pois nem sequer enjoei neste dia!!!
O meu rebento vai nascer a saber de cor o hino da CGTP!!!

sábado, 14 de março de 2009

Chegamos às 8 semanas

O bebé tem agora cerca de 2 cm de comprimento, mais ou menos o tamanho de um feijão. Movimenta-se e muda de posição constantemente, embora estas agitações no útero só daqui a várias semanas sejam perceptíveis para si. A cauda embriónica está a desaparecer e as pálpebras já praticamente cobrem os olhos. Continua a apresentar ligeiras membranas, mas os dedos das mãos e dos pés estão a ficar mais compridos. Os braços também são mais longos e as mãos flectem agora ao nível do pulso.
As articulações dos joelhos e dos cotovelos já estão formadas, pelo que consegue dobrá-los, e os pés já poderão ser suficientemente compridos para se juntarem à frente do corpo. Com o tronco direito, a cabeça fica mais erecta. Os canais respiratórios estendem-se da garganta até às ramificações dos pulmões em desenvolvimento. As células nervosas do cérebro começam também a ramificar-se para se interligarem, formando os caminhos neurais primitivos. Por mais que sonhe acordada com o sexo do seu bebé, os genitais externos ainda não se desenvolveram o suficiente para revelar se será um rapaz ou uma rapariga.

terça-feira, 10 de março de 2009

Nova eco


Ora cá estamos nós, mais uma eco feita e as notícias são do melhor!!! Um bom tamanho,um bom desenvolvimento e um bom batimento cardíaco!!! Mas o que posso esperar de melhor? Além de ficar a saber que o bebé Feijão "já" mede 6,6mm, deu para ver o coraçãozinho dele a piscar, piscar!!!
A prima Inês hoje já viu a foto do bebé, é escusado dizer que do alto dos seus 4 anitos, ainda n assimila bem o que vê, mas nota-se o ciumito com a tia. Ora faz miminhos na barriga, ora dá beijinhos, mas sempre com perguntas importantes, ora vejamos:
- O bebé vai ter brinquedos?
- Depois vens brincar comigo?
- Onde ele fica? Em tua casa ou na avó?

Dê por onde der, ela quer uma prima e de preferência que se chame Júlia e se assim for, por ela está tudo bem!!!

domingo, 8 de março de 2009

Uma noite para esquecer...

Esta noite o Feijãozinho portou-se muito mal... Além dos enjôos horríveis vomitei como se não houvesse amanhã... Agora que queria descansar não consigo, porque se me deito parece que estou num barco...tudo balança...
São estas as alegrias da maternidade? Ai meu Feijão quando nasceres levas uma palmada no rabiosque...

sexta-feira, 6 de março de 2009

7 semaninhas

Agora com cerca de um centímetro – mais ou menos o tamanho de uma framboesa – o bebé já tem as articulações dos cotovelos e, ainda com membranas, os dedos das mãos e dos pés já se distinguem claramente. No interior da cabeça, ainda muito grande, os dois hemisférios cerebrais estão em desenvolvimento. Estão a formar-se os dentes e o interior da boca e os ouvidos continuam a desenvolver-se. As pregas das pálpebras cobrem parcialmente os minúsculos olhinhos e começa a nascer a ponta do nariz que lhe dará tanto gosto apertar um dia mais tarde. A pele é fina como o papel e as veias são claramente visíveis.
O seu pequenino tem também já apêndice e pâncreas, os quais irão mais tarde produzir a hormona insulina que ajuda a digestão. O fígado está ocupado a produzir glóbulos vermelhos e uma das voltas dos intestinos em crescimento está a transformar-se no seu cordão umbilical, que apresenta agora nítidos vasos sanguíneos que levam e trazem oxigénio e nutrientes para o seu corpinho. O bebé ainda parece possuir uma pequena cauda (na verdade, é uma extensão do cóccix), mas que desaparecerá nas próximas semanas.
Ainda não consegue senti-lo a mexer, mas o seu pequeno feijãozinho saltitante movimenta-se com grande rapidez e agitação no seu meio aquático.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Estou empanturrada...

Pois é tantos enjoos, e agora que estou grávida não consigo comer como antes (por dois)!!
Mas ontem mesmo super enjoada, que nem podia sentir o cheiro de coisas doces (que é o que me deixa mais confusa), fiz o sacrifício, porque amo muito o Maridão, de ir comprar uma regueifa de canela...E vim com ela no saquinho e eu completamente ENOJADA que coisa horrível...
Resumindo hoje depois de almoço apeteceu-me a regueifinha e fui toda lampeira cortar uma fatiinha...Comi e pensei "Isto com queijinho é que era bom!". Então espertinha lá fui buscar o queijinho...
RESULTADO - Escondi agora a ultima fatia, porque senão o marido não prova nadinha da regueifa.... Ai que desgraça... As coisas a que o meu Feijãozinho me obriga...

terça-feira, 3 de março de 2009

Ainda sobre a eco

A médica quando apontou o ecrã disse "O saco vitelino", e eu claro devo ter feito uma cara esquesita...
Abençoada internet onde procuro toda a informação necessária para acalmar a minha ansiedade!! Ora então o saco vitelino auxilia o envio de nutrientes ao embrião e favorece o desenvolvimento das veias sanguíneas.
Há pois é, agora já estou informadinha :)

A 1ª Eco


Estou tão feliz!!!!
Ainda não deu para ouvir o coraçãozinho do Feijão porque a médica diz que é ainda muito cedito e ele é muito pequenino!!!
Mas estivemos a vê-lo e a médica Dr.ª Célia é espectacular, explicou-nos tudo!!!
Teve montes de paciência, fiquei super encantada!!! Mas o meu Feijãozinho… Ai que parvinha que eu fiquei...
Fiquei logo apaixonada por aquela manchinha pequenina!
Beijinhos
Joana e Feijãozinho

segunda-feira, 2 de março de 2009

Here comes the sun

Sabem quando ouvimos uma música e a direccionamos logo a alguém?
Pois é, sempre que ouço esta música lembro-me do Feijãozinho :D
E fico assim meia parvinha, a pensar em nós...

domingo, 1 de março de 2009

Os Desejos

Sempre achei que esta história dos desejos na gravidez eram metade fantasia metade invenção das mulheres :D
A sério!!! Porque eu sempre fui uma menina de desejos...Uma francesinha às 3h da manhã, sopa a meio da noite... Assim esse tipo de coisas! Mas posso dizer que na quinta-feira passada (26/02) tive o meu 1º desejo à séria!
Tivemos uma distribuição de documentos e depois fomos todos almoçar, a Leonilde tinha à frente dela uma travessa de arroz, que cheirava tão beeeem!!! Não conseguia desviar a atenção do arroz e disse-lhe "Leonilde vou roubar arroz!". Claro que ela disse logo "Come, come!". Ninguém nega nada a uma grávida :D
A verdade é que comi aquele arrozinho branco, simples e fiquei tão consolada, soube-me pela vida!! E à noite enquanto cozinhava lembrei-me do arroz e até me cresceu água na boca... Soube-me tão bem... E aí é que bateu... Eu tive o meu 1º desejo de grávida, um simples prato de arroz que soube como se de um manjar se tratasse!! Afinal não é um mito!!! Os desejos na gravidez são mesmo a sério e mexem com a nossa cabeça!!

Sentem-se grávidas?

No fórum onde participo regularmente, uma das mãmãs de Outubro colocou esta questão...e deixou-me a pensar...
Eu queria muito sentir-me grávida e como disse uma menina "ver passarinhos azuis", mas não consigo... o pensamento ensombra-se quando fecho os olhos e tento visualizar o meu Feijãozinho...não sei o que se passa dentro de mim e isso consome-me... Queria puder ver a toda a hora o desenvolvimento do Feijãozinho, controlar tudo o que se passa dentro e fora de mim para que o seu crescimento decorra sem problemas... sei que é impossível e já se nota aqui o quanto sou obsessiva... mas saber que o meu bebé está bem é a única coisa que me deixaria feliz...
Amo-o muito, mas com medo...e eu queria que fosse um amor livre, daquele sem medida...mas tenho medo, acho que nunca tive tanto medo na minha vida e até acredito que nunca usei tantas vezes esta palavra, como uso agora...
Terça-Feira já temos médico, o tempo não passa, tento ficar calma, mas a ansiedade dá cabo de mim...o meu Feijão vai nascer com os cabelos em pé de tanto eu o chatear...